Como escolher o sapato ideal?

     Fazer a escolha certa do sapato para a dança de salão é fundamental para se ter um bom aproveitamento e aprendizado nas aulas sem correr riscos de se machucar, tendo como base para isso o ritmo que vai ser estudado. 
     E ao contrário do que muitos pensam, não são só as mulheres que precisam ter esse cuidado por conta da escolha dos saltos, os cavalheiros também tem que saber escolher seus sapatos.
     Imagine um casal dançando, o cavalheiro decide efetuar um movimento de mudança de direção girando o corpo rapidamente, se o mesmo estiver usando um calçado com solado de borracha e seu pé estiver em contato com o chão, provavelmente terá dificuldades para girá-lo, no entanto se estiver usando um sapato com solado de couro com certeza seu movimento será executado com maior facilidade e melhor sucedido. De tal modo, é aconselhável que ele use sapatos deste tipo de solado com salto tacão (4 cm) ou taco comum (2 cm).
     Para as damas as exigências são maiores. Se você pratica o Zouk, dê preferência às sapatilhas que não possuem salto, elas te darão maior conforto e uma movimentação segura. Para a dança de salão nunca usem saltos plataforma, seu solado duro e inarticulável impede o bom funcionamento das articulações, aumenta o risco de tendinites e prejudica a técnica, gerando movimentos desequilibrados. Use sapatos sem extensões, a parte da frente do sapato deve respeitar o tamanho do pé, não invadindo o espaço do cavalheiro. Esta dica também serve para eles! Evitem os solados de borracha, como foi comentado antes, ele tornará dificultosa a execução dos movimentos. Os saltos muito finos também não são aconselháveis, procurem os mais largos, eles permitem a distribuição do peso. Procurem saltos que tenham de 2 a 4 cm. No caso do tango, os saltos são mais altos, variam desde 6,5 a 10 cm, e têm por norma a base larga e a ponta fina. Para andar com elegância e dançar com este tipo de calçado é necessário treino. E não esqueçam, busquem sempre sapatos que fiquem firmes nos pés. Tipo boneca ou sandálias que tenham tiras de segurança. Iniciantes, cuidado! Não seguir essa dica pode significar falta de equilíbrio, maior demora em aprender a técnica e maiores riscos de se machucar.
     Pronto, agora você já sabe por onde começar! Tenha a certeza de que é um ótimo investimento, além de melhorar a qualidade da dança, usar sapatos apropriados melhor também a postura dos dançarinos. E se tiver o cuidado de usá-los em locais apropriados, seu tempo de vida compensará os custos. 



O Dote!

Na Grécia Clássica, moças de famílias pobres amarravam pequenas tiras de pano em volta do quadril e iam ao mercado dançar, com a finalidade de conseguir o seu dote de casamento. Os espectadores jogavam moedas de ouro para elas que as costuravam em seus "cintos" de pano, daí surgindo os atuais cintos de moedas. Hoje, ainda é um costume dar gorjetas à dançarina do ventre por sua bela performance, sendo esta a única modalidade de dança que recebe dinheiro direto de sua platéia.

Extraído de "A Grande Deusa"


Zouk @ Havanna III















Zouk @ Havanna III


Zouk @ Havanna III













Seguidores